Aromaterapia consiste em um tratamento curativo utilizando os aromas das plantas e a propriedade de seus óleos essenciais. Além de uma medicina natural alternativa, ela age de forma preventiva no combate do aparecimento de algumas doenças.
Quase todas as antigas civilizações, como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, fizeram uso de óleos, incensos e perfumes, tanto na cosmética quanto em rituais e sessões de cura espiritual. Mas foi no século XX que ocorreu a estruturação medicinal da aromaterapia. Os óleos essenciais têm diversas atividades medicinais e isso permitiu que a aromaterapia se desenvolvesse como um sistema terapêutico.
O químico francês René Maurice Gattefossé observou o poder curativo do óleo de lavanda em uma queimadura e cunhou o termo aromathérapie. A partir daí a aromaterapia foi separada da fitoterapia. Ela também se vale dos poderes de cura do mundo das plantas.
Na aromaterapia é utilizado óleo essencial 100% puro, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa como a natureza produziu, ao invés de usar toda a planta ou parte dela como na fitoterapia. Esse óleo pode ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
Embora exista um número infinito de combinações que foram testadas e usadas em todo o mundo, nem todas elas seriam aprovadas ou recomendadas por médicos convencionais. No entanto, isso não significa que eles não são legítimos ou eficazes. Dito isto, você deve prestar muita atenção ao seu corpo e sua reação sempre que usar a aromaterapia como solução terapêutica para uma condição médica.
Benefícios para a Saúde
Alivia o estresse
Talvez esse seja o uso mais popular da aromaterapia. Os compostos aromáticos de diferentes óleos essenciais são relaxantes e podem ajudar a acalmar sua mente e eliminar a ansiedade. Alguns dos melhores óleos essenciais para o alívio do estresse são os de limão ,camomila, oriza, lavanda, bergamota, hortelã, vetiver e ylang-ylang, kananga do Japão. Certos estudos também mostraram que o óleo de limão pode melhorar o humor e reduzir as explosões de raiva.
Atua como antidepressivo
A aromaterapia é muito comum para minimizar os efeitos da depressão, bem como os efeitos colaterais decorrentes do uso contínuo de antidepressivos farmacêuticos. Embora isso seja útil como um tratamento complementar, a ajuda psicológica ou o aconselhamento devem ser procurados se a depressão continuar ou piorar. A maioria dos especialistas sugere como óleos essenciais para a redução da depressão, a camomila, hortelã-pimenta, lavanda e jasmim.
Aumenta a memória
Uma das doenças mais assustadoras e difundidas que afetam as pessoas mais velhas é a perda de memória e a incapacidade de formar memórias de curto prazo. Embora a doença de Alzheimer ainda seja considerada uma doença incurável, existem certas maneiras de reduzir ou diminuir a progressão da condição.
Aromaterapia tem sido frequentemente usada como um tratamento alternativo ou suplementar para demência e doença de Alzheimer. Estudos também mostraram a eficácia da aromaterapia em pacientes mais jovens, aumentando sua capacidade de memória e da função cognitiva. Óleo de sálvia é o óleo mais recomendado para esse tipo de efeito de melhoria de memória, além do cipreste, limão, pimenta, rosa e Basil.
Aumenta os Níveis de Energia
Todos nós podemos usar mais energia para superar as agudas atividades diárias da vida moderna. No entanto, estimulantes como café, cigarros, pílulas de energia ou mesmo substâncias ilegais podem produzir efeitos muito prejudiciais para nosso corpo. Além de uma dieta alimentar saudável e exercícios físicos, a aromaterapia pode gerar mais energia em nossas vidas, estimulando o corpo e a mente, sem os efeitos colaterais existentes em substâncias estimulantes. Os melhores óleos essenciais para aumentar os níveis de energia são: jasmim, gengibre, manjericão, alecrim e sálvia .
Acelera a cura
Muitos óleos essenciais podem ajudar no processo de cura de diversas doenças. As propriedades dos óleos aumentam a taxa de oxigênio do sangue, e, por consequência, acalmam a pele, aliviam a irritação e aceleram o processo de regeneração das células. O processo de cura se torna mais eficaz e menos doloroso.
As propriedades antimicrobianas de certos óleos essenciais também mantêm o corpo protegido durante esses estágios delicados de cura. Alguns dos óleos essenciais mais populares para acelerar o processo de cicatrização são: lavanda, calêndula, rosa, eterno e espinheiro.
Esses óleos fazem mais do que curar feridas; eles também podem reduzir a gravidade e desconforto de problemas dermatológicos, como psoríase e eczemas, além de tratar queimaduras.
Reduz dores de cabeça
A aromaterapia pode ser uma solução maravilhosa não só para curar sua dor de cabeça, mas como também reduzir o estresse, a ansiedade ou ainda, evitá-las no futuro. Alguns dos melhores óleos essenciais relacionados à redução de dores de cabeça e enxaquecas são os de hortelã-pimenta, eucalipto, sândalo e alecrim. Você também pode misturar esses óleos com um óleo transportador , tais como: amêndoa , abacate, coco, alperce e óleos de gergelim. A mistura pode ser espalhada pela pele, couro cabeludo e pescoço.
A aplicação da aromaterapia pode ser feita de diversas formas, dentre elas podemos destacar as massagens corporais com óleos essenciais, banhos, inalação, loções ou cremes e compressas.
Para que se possa obter bons resultados com a aromaterapia, é necessário o trabalho de um profissional terapêutico qualificado, que tenha um bom conhecimento em todos os óleos e suas aplicações, além de dominar química e biologia.
Após conhecer o estilo de vida do paciente, o terapeuta criará um programa de tratamento, usando as diversas combinações de óleos, definindo como serão feitas as aplicações de cada fragrância, no intuito de curar o que for necessário.