Acredita-se que o Ayurveda seja o mais antigo sistema médico, já que se trata de uma ciência milenar, nascida na Índia há mais de 4.000 anos. Trata-se de um sistema holístico de cura que possui sua origem na cultura védica, a qual baseia-se nos vedas, que são as escrituras sagradas associadas ao hinduísmo.
O termo Ayurveda é formado de duas palavras do sânscrito: Ayur, que significa vida e longevidade; e Veda, cujo sentido é conhecimento ou sabedoria revelada. Ou seja, significa “ciência da vida” ou “sabedoria da vida”.
Em comparação à medicina ocidental, a qual tende a tratar os indivíduos seguindo um padrão, o Ayurveda busca entender a singularidade de cada indivíduo para que o tratamento esteja em conformidade com as características do seu organismo. Assim, cria-se condições para que o corpo não sofra nenhum tipo de agressão ao longo do tratamento e para que possa, naturalmente, se curar.
Os 5 Elementos
O Ayurveda se baseia na teoria dos cinco elementos: tudo no Universo é composto por energia, a qual existe em cinco diferentes estados de densidade. São eles:éter ou espaço, ar, fogo, água e terra.
Da mesma forma, o corpo humano é igualmente composto por esses elementos, refletindo, portanto, o universo mais amplo – ele é um microcosmo do macrocosmo. Tais elementos coexistem em toda parte, em todas as coisas, constantemente modificando-se e interagindo. Afinal, na Natureza nada é estático, tudo muda o tempo todo!
Logo, tais elementos podem se reunir. A partir dessa união, surgem os Doshas. Estes são bio-energias que orientam toda a matéria, nos níveis físico ou mental. Os três doshas são Vata, Pitta e Kapha:
- Vata: formado pelos elementos ar e éter (espaço)
- Pitta: formado por fogo e água
- Kapha: formado por água e terra
Vata corresponde à energia ativa do corpo e atua no sistema nervoso. Relaciona-se à criatividade e aos pensamentos. Já Pitta interfere no processo digestivo. Traz inteligência e sentimento de liderança. Kapha, por sua vez, controla a estabilidade e lubrificação do corpo. Relaciona-se à memória e ao afeto.
Os doshas são formados no momento de nossa concepção e não se alteram ao longo da nossa vida. Por exemplo, uma pessoa que nasceu Pitta, não deixará de ser, entretanto ao longo da sua vida pode ocorrer um desequilíbrio, que pode mascarar sua verdadeira essência. É possível, também, que uma pessoa possua características de dois doshas diferentes. Contudo, normalmente há um que prevalece.
Com base no dosha de um indivíduo, desenvolve-se o tratamento adequado para que o organismo daquela pessoa se fortaleça. Segundo o Ayurveda, para termos saúde e longevidade é importante que haja um equilíbrio físico, emocional e espiritual, afinal somos seres holísticos. E esse equilíbrio é conquistado através de um estilo de vida compatível com nossa constituição.
Cada ser humano, portanto, é tratado de forma individual, já que é um ser único. Existe uma gama de tratamentos utilizados pelo Ayurveda, que são indicados após uma análise individualizada feita por um terapeuta através de uma consulta. O objetivo sempre será restaurar o equilíbrio com orientações e adaptações no estilo de vida, por exemplo, a alimentação e o trabalho para se manter uma mente sadia.