Provavelmente você, ao escutar uma música, já se sentiu mais feliz ou mais deprimido. Afinal, a vibração sonora tem a capacidade de interferir em nossa vibração física, mental e emocional. Logo, a música possui um grande poder de curar o ser humano. Ela o auxilia num processo de autoconhecimento capaz de conduzi-lo a estados maravilhosos de paz e harmonia.
Prem Ramam é um apaixonado pela música. Descobriu nela uma oportunidade incrível de contribuir para o bem-estar do ser humano. Desde novo, sempre demonstrou um grande interesse pelos instrumentos musicais. Mas sua relação com a música começou a mudar a partir de 2004. Nessa época, teve seu primeiro contato com a Música Orgânica, através do Coral Orgânico Vozes Sai, ligado ao Instituto Sai de Educação, do líder humanitário e mestre espiritual indiano Sri Sathya Sai Baba.
A Música Orgânica é uma abordagem que trabalha a música pelo corpo, voz e movimento. Ramam percebeu nessa abordagem um grande potencial terapêutico, capaz de fazer florescer no Ser humano a sua criatividade através da expressão artística.
Além disso, percebeu o quanto tal forma de relacionamento musical proporcionava um mergulho dentro si. Uma grande oportunidade de autoconhecimento, na medida em que o contato com o corpo físico através dos movimentos musicais, abriam caminhos que levavam às emoções e conflitos internos.
Formado em Designer pela EBA, UFRJ, Ramam sentia que sua vocação seria trabalhar com a música. Em 2009, teve a oportunidade de viajar para a Índia junto com uma delegação de brasileiros para cantar para o mestre indiano Sai Baba. O que seria um mês de viagem, se transformou em quase nove meses de imersão na cultura indiana. Nesse período aprendeu sobre Yoga do Som, cantos indianos e outras terapias relacionadas ao som.
O início da SOM DA LUZ
Esse período foi crucial na vida de Prem Ramam. Inspirado pelo seu processo de autodesenvolvimento através da Música Orgânica, pelas oficinas dessa abordagem que ofereceu em Auroville, na Índia, e na Universidade de Música do Nepal, e pelas vivências e estudos de sound healing e canto hindustani que teve por lá, desenvolveu, em 2010, seu “projeto de vida”, a SOM DA LUZ – Harmonia e Desenvolvimento através da Música.
Ramam reúne, assim, todas as abordagens mais significativas no seu processo de autotransformação pela música, oferecendo aquilo que mais deseja permanecer vivenciando e aprendendo, com seu toque pessoal que integra arte e espiritualidade.
Hoje, SOM DA LUZ é uma empresa que oferece diversos serviços, tendo a música como carro chefe. Como o próprio nome já sugere, Ramam se utiliza de terapias e processos vivenciais em que as ondas, vibração sonora e fazer artístico-musical possam despertar a luz que há em cada ser.
O campo de atuação é vasto, dividido em três níveis: terapêutico, artístico e social. Com relação ao primeiro nível, destacam-se a Yoga da Música e a Massagem Sonora Restaurativa. Ambas terapias que harmonizam o ser através da vibração sonora.
Terapias da SOM DA LUZ
A Yoga da Música é o nome dado ao conjunto de práticas de autodesenvolvimento através do canto/voz, do som/silêncio, e da presença/meditação. Estas são capazes de conduzir o praticante a estados mais elevados de consciência através do canto. Por meio de exercícios respiratórios (pranayamas), vocalizações, meditações, improvisações, dentre outras técnicas, é possível purificar camadas da mente.
Rompe-se com crenças e condicionamentos limitantes a cerca do próprio potencial expressivo e artístico, que podem repercutir sobre os modos operandis nos relacionamentos e nas escolhas da vida.
Já a massagem sonora é uma das massagens mais profundas que existem. Afinal, faz o corpo vibrar e relaxar através do toque em tigelas sonoras. Elas são compostas de material próprio para isso (uma liga de 12 metais). Prem Ramam segue a linha do alemão Peter Hess. Ele desenvolveu uma metodologia de tratamentos cientificamente comprovados, após muitos estudos e investigações nas áreas da saúde, educação e consciência.
Como o corpo humano é composto, basicamente, por água, ele vibra internamente por conta desse tipo de vibração sonora. Assim, o que ocorre é uma massagem profunda, de dentro para fora, isto é, no nível celular, nos órgãos internos. O corpo entra num estado de relaxamento, no qual pode se curar e resgatar seu alinhamento.
Ramam também utiliza o canto intuitivo, frequências sonoras específicas dos harmônicos da voz e outros instrumentos para complementarem o trabalho de massagem sonora. Uma certa melodia pode se tornar uma melodia medicinal, quando intuída e cantada por Ramam em um momento oportuno das sessões. (Geralmente é indicado o mínimo de 4 sessões para receber os efeitos mais profundos do tratamento sonoro)
Quando seus clientes conseguem um quantum significativo de abertura, confiança e entrega ao trabalho, aí Ramam é capaz de entrar em ressonância com suas necessidades mais profundas. Num encontro deste nível, um toque ou canto intuitivo pode penetrar a pessoa profundamente, contribuindo para o seu reequilíbrio na saúde integral: nos níveis físico, emocional, mental e energético.
Música Integrativa
No nível – ou oitava de atuação, como Ramam gosta de chamar – artístico das atividades propostas pela SOM DA LUZ, destaca-se a Música Integrativa. Esta é fruto das experiências de Prem Ramam na Música Orgânica e na Yoga do Música.
A Música Integrativa é uma experiência musical! São práticas para se exercitar a música através do corpo e aproximar pessoas. Exercícios de ritmo, movimento e melodia que facilitam o conhecimento de si e do outro a partir de encontros vivenciais.
Um momento no qual os participantes se entregam à prática, esvaziando suas mentes, abrindo seus corações, e permitindo-se serem conduzidos por um Terceiro Incluído, o Ser Coletivo. Este é mais do que a soma dos presentes, isto é, uma consciência grupal capaz de criar harmonias tocantes e momentos de pura magia através de improvisação onde a energia consegue fluir livremente entre os participantes.
Os encontros de Música Integrativa, pois, promovem o desenvolvimento da habilidade de escuta e rítmica, as quais podem ser empregadas em qualquer contexto da vida. Tal contato com a arte ajuda a melhorar os relacionamentos interpessoais e com o mundo.
Oitava Social
A nível social, a SOM DA LUZ organiza retiros e vivências musicais. Esses encontros proporcionam momentos de interação com as Naturezas Interna e Externa, alívio do estresse e da fadiga, serenidade, clareza mental e equilíbrio energético.
Nos retiros é possível vivenciar um pouco de todas as atividades oferecidas pela SOM DA LUZ. São utilizados mantras capazes de interferir no nosso sistema genético. O som tem a qualidade de reestruturar a matéria, e a nível de DNA, reativar a informação que está associada à nossa evolução e cura da alma. Além disso, nos libera da identificação com o ego/personalidade/biografia, com o aprofundamento da comunicação da nossa alma criativa e espontânea com o Espírito Único, ou o Ser.
Outro projeto interessante do qual Ramam participa é o Ilumina Rio, nascido em 2014. Consiste em levar música para locais públicos e elevar a vibração da cidade. É uma busca para se viver na prática o respeito entre pessoas de diferentes crenças, cantando com um único objetivo: a harmonização pessoal através da integração de distintas camadas da sociedade. As pessoas se aproximam pelo contato com o outro e com o inusitado, através de um campo de acolhimento e confiança criado pelas músicas e danças de diferentes tradições espirituais e culturais.
Geralmente os encontros ocorrem uma vez no mês, no horário do rush, próximo a uma estação de metrô. São propostos alguns exercícios sonoros, com um repertório ecumênico e eclético, incluindo também algumas danças circulares.
A dança cria uma atmosfera de comunhão e alegria. A intenção é também chamar a atenção das pessoas que passam pelo local, muitas vezes com pressa ou medo de passar pelas praças públicas. Resgata-se o poder de união da música, afim de elevar o estado de espírito de cada um que se permite entrar na roda e levar essa energia de “um mundo melhor é possível” para seus lares e famílias.
Carreira Musical de Prem Ramam
Além do seu trabalho com a SOM DA LUZ, Prem Ramam é cantor e multinstrumentalista profissional. Ele faz parte do trio de música devocional chamado NadaBhaktas – do sânscrito “devotos do som” -, junto com Gui Cavalcanti e Sita Beatriz.
O grupo utiliza instrumentos incomuns de diferentes etnias – como o santoor, a kalimba e o harmônio – infundidos em arranjos modernos de melodias vocais suaves e harmoniosas. Somadas ao uso do sintetizador, tais instrumentos criam sonoridades orgânicas. Seu objetivo é fazer da música um meio de conexão com o Sagrado que habita em todos.
Missão da SOM DA LUZ
A SOM DA LUZ, portanto, tem como missão resgatar a função primordial da música, tanto a nível pessoal, como social. Isto é, utilizar a música como uma importante aliada nos processos da vida, e um meio de reaproximar verdadeiramente as pessoas. Fazer com que elas entrem em contato com seus próprios sentimentos e desenvolvam habilidades para aplicarem em suas relações pessoais.
A consequência disso é um grande desenvolvimento individual de cada ser humano, que corrobora para a evolução da comunidade. Não se pode esquecer que somos partes integrantes de um todo. Assim, a maneira como cada indivíduo lida consigo mesmo e com o próximo interfere no bem-estar coletivo.
No fundo, todos temos uma natureza musical. E, de fato, quando acessamos essa sintonia vibratória de nosso Ser a vida fica mais leve e passamos a enxergar mais sentido em cada acontecimento. A Musa Música – como Ramam gosta de se dirigir a esse fenômeno, reconhecendo seu aspecto sagrado e consciencial – nos coloca em contato com nossas próprias emoções e com nosso ritmo biológico, para que nos expressemos de forma livre e amorosa.
Ela nos instrumentaliza a interpretá-la e atualizá-la em qualquer contexto do nosso dia a dia. Este é o propósito maior do trabalho: vivenciarmos os movimentos da vida como uma grande sinfonia, a Sinfonia do Universo.
Muito interessante ! Gostaria de conhecer mais sobre …