O ritmo frenético da vida na cidade grande tende a nos afastar da nossa calma interior. Dedicamo-nos ao trabalho, família, amigos, mas não olhamos para o que há de mais importante: nós mesmos. Ocorre que, se não voltarmos a atenção para as nossas necessidades, dificilmente será possível viver de forma tranquila e segura. Ficaremos a mercê das oscilações mentais, sem saber o que, de fato, solucionará as angústias.
Agora, imagine se você tivesse a opção de sair desse caos aos finais de semana para passar dias de extrema leveza e enriquecimento pessoal num local encantador? Sim, esse local existe e tem nome: Nalagoa.
Está localizado no Vale das Videiras, na serra de Petrópolis/RJ, a 190km da cidade do Rio de Janeiro. O local é rodeado por uma natureza exuberante, capaz de acalmar qualquer mente e fazer florescer o que há de mais belo dentro de cada um.
Nalagoa nasceu da inspiração da empresária Tiana Calarge. Em meados de 2012, sua rotina de trabalho, repleta de contas e números, parecia não mais ser suficiente para sossegar sua alma. Ela sentia falta de uma atividade que tivesse um significado maior. Isto é, que lhe permitisse entrar em contato consigo mesma para se fortalecer emocionalmente. Era esse o legado que gostaria de deixar para seus filhos.
O mergulho dentro de si
Tiana se dedicou, pois, a vários cursos e retiros voltados ao autoconhecimento. As experiências que teve ao longo desses momentos lhe ajudaram a identificar o que lhe faltava: participar, de alguma maneira, desse processo de despertar do amor, compaixão, e alegria presentes em todo ser humano.
Um fato marcante nesse período foi a consulta com uma taróloga. Ela afirmou que o próximo trabalho de Tiana estaria relacionado à estética. Em 2013, durante uma viagem a Búzios, suas meditações a motivaram a buscar aquilo que realmente amava. Chegou à conclusão de que a estética a qual a taróloga se referia era o cuidado com a beleza da alma das pessoas. Ou seja, sua meta seria facilitar a conexão interior de cada um, possibilitando transformações positivas em suas vidas.
Surgiu, portanto, a ideia de abrir um espaço no qual pudesse oferecer cursos, palestras e outras vivências que tivessem como objetivo colocar o ser humano em contato consigo mesmo.
E a ideia ganhou força quando estava passando uns dias na casa de sua mãe, no Vale das Videiras, e percebeu um curral abandonado. Teve um sentimento de que ali seria o ambiente ideal para que seu sonho se tornasse realidade.
Bastou uma pequena conversa com a mãe para que ela estivesse plenamente de acordo com a reforma do curral. Assim, foi dado início aos trabalhos, e na páscoa de 2015 nasceu o Nalagoa. O evento inaugural foi uma grande aula de yoga, seguida por um alegre café da manhã.
Retiros passados no Nalagoa
Desde então foram organizados muitos eventos envolvendo atividades relacionadas ao yoga, autoconhecimento, desenvolvimento espiritual, meditação, alimentação orgânica etc. Tudo feito em meio à natureza que encanta e energiza todos que passam por ali.
O Nalagoa se consolidou como um espaço que oferece retiros, workshops, imersões, cursos e práticas destinadas à integração do corpo e da mente. O local disponibiliza hospedagem para os participantes, e também é possível se hospedar em pousadas na região com todo o conforto.
Dentre os retiros já realizados, destaca-se um encontro do qual participaram Angelina Ataíde e Crótalo Sésamo. Ela é mestre espiritual de Inkiri Piracanga, uma comunidade e ecovila na Bahia dedicada à transformação do mundo através da espiritualidade, natureza, crianças, artes, vida em comunidade e alimentação. E ele é embaixador de Damanhur, comunidade na Itália premiada pela ONU como um modelo de sustentabilidade para o futuro.
Outro evento recente foi a segunda edição do Retiro InvolutiOM. As aulas de yoga e meditações guiadas pela professora Renata Diehl, as práticas de sound healing com Maira Lobato e a imersão em astrologia com Edu Conte fizeram com que os participantes tivessem oportunidades riquíssimas de voltar o olhar para dentro de si e aprender sobre diversos temas relacionados ao desenvolvimento humano e planetário.
Além dessas atividades, os participantes interagiram entre e si e com a natureza através das vivências sensoriais, como jantares de olhos vendados. Sem falar nos revigorantes mergulhos nas águas de um lago que torna o ambiente ainda mais bonito. Lago este que serviu de inspiração para o nome do espaço, afinal era a referência utilizada pelas pessoas da região para informar onde as pessoas se encontravam. Durante as obras no curral, dizia-se que “fulano estava na lagoa” para indicar que alguém estava no local. Daí o nome Nalagoa.
O Próximo Encontro
O próximo evento no Nalagoa será o “Retiro Astrologia e Espiritualidade”, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto. Contará com a participação do músico, astrólogo e escritor Waldemar Falcão. Membro fundador do Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro e também da ONG Central Nacional de Astrologia, Waldemar trabalha como astrólogo profissional desde 1987, tendo reconhecimento no âmbito nacional e internacional.
Além de palestras, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre temas da astrologia através de outras atividades, como a observação do céu, rodas de conversa, meditações e caminhadas. Cada participante ainda ganhará uma cópia do seu mapa Natal. Os interessados em saber mais informações sobre o retiro podem acessar às páginas do Nalagoa nas redes sociais.
As atividades no Nalagoa ocorrem aos finais de semana. E o espaço está disponível para locação. Aqueles que trabalham em prol da evolução humana e buscam um espaço para realizar retiros, cursos e outras vivências, podem entrar em contato para viabilizar esses eventos.
Missão do Nalagoa
O Nalagoa é um espaço que surgiu de uma aspiração. Seu maior objetivo é contribuir com o bem-estar do ser humano. Tiana sentiu um chamado para disponibilizar um local agradável e organizar vivências junto a profissionais para que as pessoas tivessem a possibilidade de olhar para dentro de si. A partir de suas práticas, teve a certeza de que o ser humano pode se expressar de forma livre e amorosa quando se reconhece e se alinha com a própria essência.
Assim, os encontros no Nalagoa podem ser caracterizados como transformadores. Enriquecem intelectualmente o ser humano e proporcionam uma conexão interior, fazendo emergir o que há de mais puro.
A missão do Nalagoa, portanto, é abrir caminhos. Tem como papel plantar uma semente em cada pessoa que passe por lá. A semente da transformação que dá origem a uma vida mais significativa e integral. Fazer com que as pessoas conheçam novas práticas, conheçam umas as outras e a si mesmas, afim de caminharem com mais propósito e alegria. Um espaço que atua diretamente no processo de “desabrochar” do ser humano, contribuindo para a expansão da consciência e manutenção do bem-estar.