O amor próprio é o combustível que nos dá energia para viver. Por mais que você tenha apoio e o apreço de pessoas ao seu redor, se você não se amar a sua vida não será plena. Tenha em mente que é apenas dessa maneira que você desperta sentimentos positivos dentro de si e naqueles ao seu redor.
Já dizia o escritor, poeta e dramaturgo Oscar Wilde, “Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida”. De nada adianta tentar encontrar o amor nos outros, se você mesmo não se ama. Afinal, como buscar um sentimento tão belo naqueles ao redor sem encontrá-lo em seu próprio ser?
Em meio a tantas opiniões e julgamentos, pode ser difícil aceitar o que realmente somos e amar essas diferenças. No entanto, são justamente nossas particularidades que nos tornam únicos. E ainda bem que é assim. Apesar dos seres humanos apresentarem características comuns por serem uma pequena parte integrante do Universo, cada ser deve expressar sua individualidade.
Por conta disso, é essencial que você se conheça a ponto de assumir seu modo único de pensar e agir. Deixe de lado o que os outros pensam e foque naquilo que você acredita. Exercitar o amor próprio é uma tarefa que exige esforço diário, mas a sensação de poder viver livremente com base no que se sente é gratificante.
Dicas para desenvolver o amor próprio
O amor próprio é o primeiro passo para se alcançar a felicidade, e ele só pode ser obtido por meio de hábitos saudáveis. Quantas vezes você já se parabenizou por uma conquista? Você já se elogiou hoje? Já percebeu a sua beleza? Lembre-se, cada pequena atitude sua faz toda a diferença.
Por conta disso, busque sempre destacar os seus pontos positivos. Mais do que isso, mostre eles para as pessoas. Para lhe ajudar a desenvolver o seu amor próprio, nós separamos algumas dicas. Elas têm como objetivo abrir seus olhos sobre todas as suas qualidades e como exercitar o amar a si mesmo todos os dias.
Busque autoconhecimento
O que lhe agrada e o que desagrada? Quais são suas qualidades? E os seus defeitos? Você deseja viajar pelo mundo ou estabelecer uma residência física? Prefere gatos ou cachorros? O autoconhecimento é extremamente importante para desenvolver o amor próprio.
Isto porque, é por meio dele que você consegue explorar todos os detalhes que lhe tornam um ser humano único. Não tente descobrir como você é pela opinião dos outros. Tenha momentos de reflexão e relaxamento, eles são ideais para se viver uma jornada de autoconhecimento.
Cuide-se
Não se trata apenas de cuidar do visual, mas, também, da parte física e mental. Os cuidados pessoais são essenciais para o desenvolvimento do amor próprio. Assim como o cuidado do seu aspecto emocional. Para se ter uma vida plena é preciso que mente e corpo estejam em perfeita harmonia e alegria.
Pratique exercícios físicos diariamente, afinal eles aumentarão a sua consciência sobre seu corpo e ajudarão o seu organismo a ficar mais forte. Além disso, cuide da sua alimentação, certificando-se de que está absorvendo os nutrientes necessários. Cuidar da sua saúde física é o primeiro passo a ser dado em busca de uma vida mais equilibrada. Além do trabalho físico, dedique-se a práticas para desenvolver o equilíbrio mental e espiritual, por exemplo a meditação.
Estabeleça limites
Saiba se blindar contra as coisas negativas. Muitas vezes, acabamos ficando depressivos e nos odiando por conta daqueles que estão ano nosso redor. Por conta disso, se afaste das pessoas tóxicas. O único objetivo delas é lhe deixar para baixo.
Além disso, também saiba dizer não para as ações que você sabe que vão lhe prejudicar. Não faça aquilo que não deve apenas para agradar os outros. Lembre-se sempre, saber impor limites é um passo essencial para conseguir desenvolver o amor próprio.
Perdoe a si mesmo
Todos nós cometemos erros, independentemente da fase da vida em que nos encontramos. E tais erros, de uma certa forma, são importantes para nossa evolução. Mais do que saber arcar com as responsabilidades de nossas ações, nós também precisamos saber como perdoar a nós mesmos.
Ficar remoendo ações é uma atitude extremamente tóxica. Esse tipo de sentimento só gera efeitos negativos para o seu emocional. Por isso, perdoe a si mesmo, entenda que o passado ficou lá atrás, pois não pode ser mudado.
Ao invés de ficar se martirizando pelo o que já aconteceu, aproveite o que o presente tem a lhe oferecer, bem como o futuro. Lembre-se de que amar a si mesmo é o primeiro passo para se alcançar uma vida mais feliz.
Viva com vontade
Não se prive de novas experiências por medo. Este se baseia em projeções criadas pela mente, que na maioria esmagadora das vezes não se realizam. Viva cada dia com o máximo de energia e força possível. Viver é a melhor coisa que há, e cada acontecimento da nossa jornada é muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal.
O amor próprio é algo essencial na vida de todos, não importa a idade ou sexo. É por meio dele que nos tornamos pessoas melhores, e, consequentemente, conseguimos atrair o bem e a positividade.