A felicidade é uma escolha

Se perguntarmos para qualquer pessoa se ela prefere uma notícia boa ou uma ruim, provavelmente, a resposta será a boa. Pessoas dos quatro cantos do mundo estão em busca de paz, harmonia, equilíbrio e bem-estar. Muitas reclamam que a vida está difícil, que a ansiedade está aumentando cada vez mais e que o mundo parece estar chegando ao fim. Mas não conseguem detectar de onde vem esta onda negativa. É preciso ter a percepção de que é muito fácil se conectar com energias carregadas, de baixa densidade.

Um exemplo, é a rotina em assistir os telejornais diariamente, e muitas vezes, mais de uma edição por dia. Grande parte destes telejornais são preenchidos de informações tristes que aumentam cada vez mais a (maquiavélica) audiência. Talvez, os telespectadores já estejam condicionados ao mundo violento.  As notícias não são criadas pelos jornalistas, lógico. Não podemos negar que a situação política, econômica e social do país esteja em desequilíbrio. Ok. Isto já sabemos,  mas não precisamos, nem devemos nos alimentar diariamente do caos.

Eu faço uma pergunta: o que vai mudar na sua vida se você assistir a uma reportagem mostrando, por exemplo, um assassinato e a dor dos familiares? Eu respondo: você se conectará com uma vibração de tristeza e de medo. Ao sair de casa, ficará preocupado em ser a próxima vítima. Em situações mais graves, a pessoa pode desenvolver, por exemplo, uma ansiedade crônica, uma síndrome do pânico ou mergulhar em uma depressão. E tem mais: corre o risco de ser o portador de notícias ruins ou de ser aquela pessoa que vive reclamando de tudo (e de todos).

Conectando-se com o que importa

Além de ser terapeuta holística, sou também jornalista e, por muito tempo, trabalhei nestes telejornais. Acompanhei a decadência das pautas, digamos, positivas, dando lugar à violência dramatizada. Contudo, no lugar de ficar reclamando diariamente do crescimento das notícias policiais, fiz a minha escolha e encerrei a carreira na TV.

A reportagem é apenas um dos exemplos de como nos conectamos mentalmente com a energia negativa. Temos muitos outros. Se uma pessoa é elogiada, em um grupo, o assunto vai render poucas palavras. Mas e se for o contrário? E se começarem a criticar uma pessoa? Os comentários podem durar horas. E no trânsito? Percebem como é possível se irritar com facilidade e ficar carregando a nuvenzinha cinza em cima da cabeça e, ainda, espalhá-la por onde for?

Se você quer paz, harmonia, equilíbrio e bem estar, preste mais atenção nas suas escolhas. Observe sem julgar a sua rotina e os seus pensamentos. Avalie o que lhe irrita ou lhe chateia mais e tente mudar. Observe também as suas palavras. Ocupe o seu tempo com mais atividades que lhe deem prazer. Busque mais os amigos que lhe fazem rir. Deixe de se preocupar em excesso. Troque o telejornal da manhã, por mais alguns minutinhos de sono. Faça meditação, yoga ou atividades que irão aquietar as ondas mentais.

Não se culpe pelas escolhas do passado. Apenas dê uma chance para o florescer de uma nova etapa. Permita-se fazer escolhas. Sinta-se pleno. Vai ser lindo. Acredite.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here