Sempre há uma razão para ser grato

Ser grato
Ser grato

Você pratica a gratidão? Quantas vezes você já agradeceu hoje? Às vezes, em meio as milhares de coisas que acontecem em nossas vidas, acabamos esquecendo de agradecer. Esse singelo ato, no entanto, tem um poder incrível na nossa vivência como um todo. Ser grato é essencial.

Já dizia Masaharu Taniguchi, líder religioso que fundou a Seicho-No-Ie e que tinha grande compaixão e amor pelo mundo, “Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo”.

A gratidão é uma forma de expressar reconhecimento por aquilo que o Universo nos dá. Trata-se de uma postura otimista de aceitação, entrega e fé. Afinal, aquele que sempre agradece entende que a vida é um grande processo de evolução e aprendizado, no qual tudo que acontece é necessário.

Fato é que sempre há uma razão para ser grato. Mesmo que muitas vezes a vida não esteja seguindo do jeito que você planejava, existem motivos para agradecer. A questão é saber perceber o lado bom das situações, ao invés de se apegar ao que era indesejado. O simples fato de estar vivo, por exemplo, já é um grandioso motivo para expressar a gratidão.

Todo e qualquer acontecimento tem um porquê. Isto é, por mais difícil que seja enxergar o lado positivo de uma situação “ruim”, ela não aconteceu por acaso. Alguma lição a vida quer lhe passar. Agradecer, mesmo quando não se tem motivos para sorrir, é um ato de coragem que nos aproxima da nossa fonte criadora.

Porque ser grato é saudável?

Ser grato traz uma série de benefícios para a vida. Isso porque nos tornamos pessoas mais alegres e deixamos de lado sentimentos nocivos à saúde física e mental. Confira abaixo alguns dos efeitos do exercício da gratidão.

  • Diminuiu os níveis de dor física

Segundo um estudo da revista Personality and Individual Differences, feito em 2012, pessoas gratas sentem menos dores do que aquelas que não praticam a gratidão. A explicação para esse fenômeno é que o ato de agradecer estimula a liberação de dopamina.

Esse neurotransmissor tem um papel fundamental na nossa vida. Dentre outas funções, ele ajuda o nosso corpo a processar a dor. Quando liberado, causa um efeito analgésico. Por conta disso a gratidão ajuda a diminuir a sensação de dor do nosso corpo.

Além disso, a pesquisa também apontou que a gratidão ajuda na redução da pressão arterial, no fortalecimento do sistema imunológico, no aumento dos níveis de colesterol bom (HDL) e na diminuição das taxas do colesterol ruim (LDL). Também ajuda a melhorar a capacidade dos rins de filtrar os resíduos da corrente sanguínea.

  • Melhora o sono

Ser grato também age diretamente na qualidade do sono. Segundo especialistas, além de prolongar a duração dele, ela ajuda a diminuir o tempo necessário para adormecer. Isso acaba interferindo, também, em outras funções do corpo que estão conectadas o sono.

Por isso, é extremamente interessante a prática do seguinte exercício: antes de dormir, faça uma lista com todos os acontecimentos do seu dia pelos quais você é grato. Pense nos mínimos detalhes de tudo que ocorreu, e chegará a conclusão de que sempre há mais motivos para agradecer do que reclamar.

  • Alivia o estresse

Outro benefício de ser grato é o alívio do estresse. Isso porque, além de estimular a produção de serotonina (monoamina neurotransmissora que ajuda a regular uma série de funções do nosso corpo), ela também ajuda a diminuir a pressão arterial sistólica.

Quando agradecemos de coração, o nosso cérebro passa a produzir mais serotonina. Dessa forma, nos sentimos melhor e mais felizes. Essa monoamina neurotransmissora interfere em uma série de funções do nosso corpo, sendo uma das principais o controle do humor. Por conta disso, quando agradecemos o nosso estresse diminui.

  • Reduz a ansiedade e a depressão

Agradecer também nos ajuda a diminuir a ansiedade e a evitar a depressão. Assim como no caso do estresse, quando agradecemos, o nosso corpo passa a produzir mais serotonina, que, por sua vez, melhora o nosso humor e bem-estar de modo geral.

Estudos afirmam, ainda, que ser grato também aumenta a felicidade a longo prazo em até 10%. Afinal, deixamos de lado todas os aspectos negativos que nos prejudicam e passamos a focar a atenção no que há de positivo em qualquer situação.

  • Aumenta a energia e a vitalidade

Bom, tendo em vista todos os benefícios anteriores, não é difícil acreditar que a gratidão também interfere na nossa energia e vitalidade. O ato de agradecer interfere em todas as funções que estão ligadas as reações cerebrais, bem como a uma série de órgãos do corpo.

Pessoas que são gratas tendem a cuidar mais de sua saúde e a poupar o corpo de atividades destrutivas. Consequentemente, elas acabam tendo mais energia para executar as tarefas do dia a dia, e, têm um aumento de mais de 15% na longevidade.

  • Ajuda as pessoas ao seu redor

Agradecer não traz benefícios apenas para você, mas também para quem está ao seu redor. No momento que você agradece alguém que lhe ajudou, essa pessoa também passa a ter os mesmos benefícios que citamos anteriormente. Fazer o bem e ser útil potencializa o bem-estar do ser humano. Logo, ao perceber que sua ação foi responsável pela alegria alheia a pessoa também se sente feliz. Dá-se origem a um ciclo virtuoso de contentamento.

Por conta disso, ser grato é uma prática de ajuda individual e coletiva. Ao mesmo tempo que você está gerando uma melhora no seu próprio bem-estar, você também está ajudando os indivíduos que estão ao seu redor. Por isso, tenha em mente que sempre há uma razão para ser grato. A gratidão é maravilhosa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here