Você já pensou em como é bom ser você mesmo? Aliás, você consegue ser você mesmo diariamente? A sociedade, o trabalho, as pessoas ao nosso redor, todo o mundo quer ditar como devemos ser, agir e pensar. Todas essas opiniões, muitas vezes, acabam fazendo com que nos tornemos algo que não somos.
Quantas vezes deixamos nossa opinião e personalidade de lado para agradar as pessoas. Escondemos sentimentos, emoções e agimos como robôs programados para trabalhar dentro de um padrão. Criamos uma rotina a ser seguida, de modo que não haja espaços para questionarmos o nosso cerne.
Tudo isso acaba se tornando uma grande bola de neve e, quando damos conta, estamos infelizes e perdidos, sem saber o que realmente somos. Ser você mesmo é essencial!!! Cada nuance da nossa personalidade é o que nos torna únicos, é o que nos diferencia dos demais.
A liberdade de afirmar “eu sou assim” é algo inestimável. Poder ter a certeza de que cada atitude foi tomada por vontade própria, e não para agradar fulano ou beltrano. Mais do que isso, é o poder de se autoconhecer, de saber o potencial dentro de si mesmo, e de aproveitá-lo da melhor maneira possível.
Ser você mesmo não é sinônimo de irresponsabilidade
Muitas pessoas acham que ser você mesmo é fazer qualquer coisa sem assumir as responsabilidades. No entanto, isso é um grande erro. Uma vez que tomamos as atitudes por contra própria, precisamos assumir as responsabilidades sobre cada uma delas.
Ser você mesmo vai muito além das ações tomadas. É o modo como você encara a vida, as peculiaridades que lhe fazem ser o que é, as nuances da personalidade que lhe tornam diferente de tudo. Por conta disso, nunca associe a liberdade de ser quem você é com irresponsabilidade.
Assumir os próprios erros também faz parte do exercício de ser você mesmo. Saber tomar atitudes sem a interferência da opinião de terceiros, e, enfrentar todas as consequências que elas podem gerar.
Exercícios para lhe ajudar a ser você mesmo
Muitas vezes, já estamos tão acostumados a usar máscaras para esconder o que somos de verdade que fica difícil revelar nossa verdadeira face. Logo, é essencial colocar em prática alguns exercícios de autoconhecimento e autoaceitação.
Não fique se comparando com os outros
Fulano fez isso, beltrano fez aquilo, deixe de lado as comparações. Cada pessoa tem suas características próprias, tanto físicas quanto mentais. Para ser você mesmo, solte as amarras da competitividade. Deixe de lado como os outros são e foque no que você é.
Não tente ser algo que você não é para agradar outra pessoa
Não se prive para agradar os outros. O amor próprio é um elemento essencial para uma vida plena. Se você quer mudar algum aspecto que não gosta em si mesmo, faça isso por você, e não por outra pessoa.
Ame a si mesmo
Como buscar o amor dos outros se você mesmo não se ama? Ser você mesmo é um constante exercício de amar-se. Veja quais são suas qualidades, habilidades e talentos. Comemore as suas conquistas. Elogie a si mesmo.
O amor próprio é uma importante ferramenta na hora de buscar novos horizontes. Não deixe que os outros lhe diminuam. Tenha sempre em mente que cada coisinha da sua mente, personalidade e corpo é uma pequena pecinha do que você representa como um todo.
Busque autoconhecimento diariamente
Para ser você mesmo, é essencial que você busque o autoconhecimento diário. Isso porque, a todo o momento nos transformamos. Se ontem você gostava de uma cor, amanhã você pode odiá-la. Se ontem você amava um estilo de música, amanhã outro gênero será o seu preferido.
É buscando o autoconhecimento que você passará a amar mais cada característica que lhe torna único. É com ele, também, que você saberá se impor perante os outros, mesmo quando eles tentarem minar a sua maneira de ser com atitudes negativas.
Não existe perfeição
Ninguém é perfeito, cada um de nós possui pontos positivos e negativos, e todos eles são importantes. Deixe o perfeccionismo de lado e abrace o diferente. Contudo, não entenda isso como uma forma de não evoluir.
Os nossos pontos negativos estão aí, mas cabe a cada um de nós lutar para nos aperfeiçoarmos como seres humanos. Não se entregue aos erros colocando a culpa na sua maneira de ser. Isso nunca será uma justificativa.
Não existe alguém perfeito, contudo, sempre podemos melhorar. Conscientizar-se sobre algumas questões, ser mais amável, ajudar ao próximo, ter empatia, essas são apenas algumas maneiras de melhorar a si mesmo.
Ser você mesmo é uma tarefa que exige trabalho constante. Isso porque, é muito fácil esquecermos o que realmente somos em meio ao bombardeio de informações e opiniões que recebemos diariamente. Por isso, nunca se esqueça de colocar em prática todos esses exercícios.