Muitas pessoas têm dificuldades de abandonar o passado. Contudo, esse é um grande passo para se alcançar a plenitude. Quando nos prendemos ao que já passou, deixamos de viver o presente e de aproveitar as oportunidades que o universo nos dá.
Além disso, pesquisas apontam que guardar rancor e ficar remoendo questões do passado acabam prejudicando a nossa saúde. Segundo a American Heart Association (Associação Americana de Cardiologia), os sentimentos de raiva e ira, bem como as mágoas que guardamos, podem gerar distúrbios no coração, incluindo a doença cardíaca crônica.
Por conta disso, é essencial que consigamos abandonar o passado. Seguir em frente pode não ser muito simples, principalmente quando passamos por situações onde nos sentimos lesados ou traídos. Mas é justamente a capacidade de continuar a caminhada com coragem e esperança de tornar o presente melhor que transforma o nosso Ser.
Lembre-se sempre de que são os pensamentos e sentimentos positivos os responsáveis por nos moverem para frente. Com eles, temos mais fôlego para vencer os desafios e obstáculos. Para lhe ajudar a deixar de lado aquilo que já passou, nós separamos algumas dicas preciosas, confira!!
Não tente achar explicações
Uma das principais dificuldades que as pessoas têm ao tentar abandonar o passado é buscar explicações quando elas não existem. Ficar remoendo situações não irá mudar o que já aconteceu. O famoso “e se”, só faz com que você se apegue mais ao que já passou, gerando angústia e depressão.
Por isso, não tente explicar o inexplicável. O que passou deve ficar no passado e servir como lição para a sua evolução. Foque no seu presente. Planeje o que pode ser feito a partir de agora e deixe de lado esses sentimentos de culpa, rancor e raiva que só irão prejudicar a sua saúde física e mental.
O tempo passou e não volta mais
Cada momento deve ser vivido ao máximo, pois, uma vez que ele passa não voltará. Para abandonar o passado é essencial que você entenda que o passado não existe mais. Não faz parte da realidade. O real é o momento presente, o único que existe. Ficar preso às memórias faz com que você perca uma série de experiências maravilhosas do seu presente.
O seu futuro também acaba sendo prejudicado. Isto porque, suas perspectivas ficam nubladas quando você está remoendo memórias. Não se vive o presente, e por consequência, não se constrói um futuro agradável.
Saiba perdoar
Assim como o rancor e a mágoa são prejudiciais à saúde, o perdão é um excelente remédio. Claro que não é fácil perdoar. Os acontecimentos permanecem vivos na mente e, às vezes, o perdão pode parecer um sinal de desistência, mas não é. O perdão é o reconhecimento de que o ser humano está sujeito a falhas, e de que estas são importantes para o processo de aprendizado.
Saber perdoar é uma verdadeira dádiva. Afinal, além de ajudar a abandonar o passado, ele gera uma sensação de libertação, um bem-estar incrível. E isso vale também para o perdão a si mesmo. Não se culpe por aquilo que já foi escrito, viva o agora e planeje o amanhã.
Pratique a gratidão
Agradeça sempre. A gratidão, além de estimular a sensação de bem-estar, também alivia o coração e o livra de todos os pesares. Agradeça pelo ar que respira, pelo sol que brilha todos os dias, pela chuva que cai e traz vida para a terra, pelos amigos que você tem, pela família que lhe apoia, pelo amor daqueles que lhe amam. Agradeça pelo presente divino de estar vivo nessa existência.
Fazer esses pequenos agradecimentos todos os dias é essencial na hora de abandonar o passado. Com eles, você muda o foco dos seus pensamentos, dando menos importância para aquilo que já passou. A gratidão lhe faz enxergar o mundo de uma maneira mais bela. No final das contas, sempre haverá mais motivos para agradecer e celebrar do que motivos para reclamar.
Ao invés de focar naquilo que já aconteceu, você saberá dar valor para as coisas do agora. Cada momento da sua vida passará a ter um novo significado, e será mais fácil aceitar o que a vida lhe reserva.
Permita-se a plenitude
Já dizia o grande escritor Machado de Assis, “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito”. Tendo em mente isso, permita-se viver em plenitude, aproveitando todas as dádivas e coisas maravilhosas que a vida tem a lhe oferecer.
As pessoas estão sempre em busca de algo, sem nunca se darem por satisfeitas. Outras se prendem a experiências do passado e acabam não vivendo, justamente porque acreditam que o melhor de suas vidas já passou. Em ambas as maneiras, esses indivíduos estão se prendendo em um círculo vicioso que só irá fazer com que eles sofram.
Por conta disso, para conseguir abandonar o passado, aceite e agradeça pelo momento presente do jeito que ele é. A beleza é o agora, pois é nele que você existe. Veja como todas as coisas que aconteceram dentro da sua vivência foram de extrema importância para sua evolução, inclusive as menos agradáveis. Abra os braços para o presente, sem medo das sombras do que já passou.