Ninguém vai embora da nossa vida por acaso

Ninguém vai embora da nossa vida por acaso
Ninguém vai embora da nossa vida por acaso

Muitas vezes as pessoas saem do nosso lado e ficamos nos perguntando “por que?”. Um falecimento, um término de relacionamento, uma amizade rápida. Afinal, por que as pessoas se vão? Acredite, por mais doloroso que possa parecer, ninguém vai embora da nossa vida por acaso.

Às vezes, nosso caminho se cruza com o de pessoas maravilhosas que nos deixam uma série de ensinamentos. Um parceiro que ensinou o verdadeiro sentido da palavra amor, um amigo que mostrou o que é dar apoio, um professor que ensinou que a vida é feita de escolhas e responsabilidades.

Da mesma forma, inúmeros ensinamentos também serão deixados por pessoas que não julgamos “agradáveis”. Mais do que isso, elas irão nos ajudar a fortalecer o nosso ser, fazendo com que vençamos mais facilmente obstáculos e desafios que surgirem dentro da nossa jornada nesse mundo passageiro.

Fato é que ninguém entra na nossa vida sem motivo, assim como ninguém vai embora da nossa vida por acaso. Cada pessoa que passa por nós tem algum peso na nossa trajetória. Cada momento compartilhado, seja ele considerado bom ou ruim, é de suma relevância para nosso crescimento.

As pessoas que nos cercam, tenhamos intimidade ou não, interagem conosco, e a partir delas podemos conhecer a nós mesmos. Afinal, muitas das características que apontamos nos outros também são nossas. Por isso, temos que aceitar e entender que essa passagem de pessoas é algo que faz parte do ciclo da vida. Assim como as estações mudam, os indivíduos ao nosso redor também vêm e vão.

Ninguém vai embora da nossa vida por acaso, toda pessoa é um novo capítulo

Quem nunca acabou se deparando com a saída inesperada de uma pessoa da sua vida?Sentimo-nos desnorteamos, sem saber o próximo passo a dar. Queremos achar culpados, ou, até mesmo, nos culpar pelo ocorrido. Enfim, buscamos milhares de maneiras para explicar o inexplicável.

No entanto, precisamos ter em mente que tudo nessa vida é passageiro, e são justamente essas constantes passagens que a tornam única. O mais importante é que desenvolvamos nossa habilidade de estar presente para viver e aprender integralmente em cada momento. A maneira como lidamos com as experiências e vivências diárias é que determina nosso nível de bem-estar.

O mesmo acontece com as pessoas. Ninguém vai embora da nossa vida por acaso, pois tudo tem um propósito. Às vezes, alguns indivíduos precisam se afastar para que você consiga seguir em frente e evoluir. Quando eles se vão, nós perdemos as muletas de apoio, e somos obrigados a tomar decisões por nossa própria conta e risco.

Em outras situações, algumas pessoas podem sair para dar lugar a outras. Lembre-se, a vida é feita de ciclos que se repetem. Para que a Primavera possa dar o ar da sua graça, espalhando vida e beleza por todos os lugares, o Inverno precisa ir embora.

Observando outras espécies de nossa natureza, entendemos essa tendência cíclica. Os  filhotes de grandes felinos, como leões e tigres, só ficam com as mães até aprenderem a caçar. Logo após esse marco, eles são deixados pela tigresa. Por mais triste que possa parecer, é isso que os torna fortes, pois eles são obrigados a encarar a natureza nua e crua, sem o aporte da mãe.

Como conseguir encarar a saída de alguém da sua vida

Não é fácil quando alguém deixa a nossa vida. No entanto, existem maneiras de transformá-lo em um momento de aprendizado e autoconhecimento. Confira as dicas a seguir:

  • Reveja a sua vida

Já que ninguém vai embora da nossa vida por acaso, quando alguém sair da sua, procure fazer uma reflexão a respeito de como ela caminha. Veja como aquela pessoa contribuiu para o seu crescimento e o que pode ser transformado na sua rotina. Mesmo os indivíduos que te prejudicaram ensinaram alguma coisa e te deixaram mais forte para enfrentar os desafios da sua jornada.

Você é como uma flor. Muitas pessoas virão até você querendo prestar cuidados, regando todos os dias, te colocando no sol, adubando a terra ao seu redor. Outras já são como pragas, tentarão arrancar suas raízes, destruir suas pétalas e comer suas folhas.

Mas é graças aos dois tipos de pessoas que você poderá florescer. De uma forma ou de outra, todas elas irão lhe ajudar no percurso de desenvolvimento.

  • Lembre do passado, mas não queira viver nele

Reviver lembranças é magnífico. Além de nos fazer bem, é essencial para que não nos esqueçamos de tudo que já aconteceu na nossa vida. No entanto, tentar viver apenas dessas lembranças é extremamente tóxico. Deixe o que passou no passado. Viva o agora e aproveite tudo aquilo que o futuro guarda para a sua jornada. Nunca se esqueça que a única realidade é o momento presente. As memórias, por mais saborosas que sejam, não passam do plano mental.

  • Procure mudanças

Já dizia o grande músico Raul Seixas, “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante”. Nós somos seres em constante transformação. Não permaneça apegado ao que já passou, nem se apegue à zona de conforto. Busque sempre por novos horizontes, novos caminhos que possam lhe levar a outras descobertas: sobre lugares, sobre novas pessoas, sobre características próprias até então adormecidas.

Portanto, quando alguém sair da sua vida, independentemente do motivo, não se esqueça de que uma nova oportunidade pode estar se abrindo na sua frente. O papel que aquela pessoa deveria cumprir ao seu lado já foi feito! Entenda tal momento como necessário à sua evolução humana. Perceba as emoções que surgirão e de que forma lhe afetam. Aprenda a lidar com elas, e se utilize de sua força interior para continuar caminhando e cruzando o caminho de muitos outros seres.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here