A nossa vida é um ciclo sem fim. Ela é feita de jornadas que nos trazem experiências únicas. Mesmo as mais difíceis têm como objetivo nos ensinar alguma lição. O recomeço faz parte dessa vivência. É possível recomeçar sempre, deixando para trás tudo aquilo que você não deseja mais para si, e dar início há um novo período.
Normalmente, o recomeço surge como uma alternativa quando a vida não está no rumo que se esperava dela. Nesses momentos de insatisfação surge uma atmosfera propícia para se reinventar, ou seja, buscar transformações. Abandona-se hábitos e padrões de pensamento o que é fundamental para dar espaço a uma rotina mais agradável.
Recomeçar, pois, nunca é fácil, afinal significa mudança. É começar a ver as coisas sob uma nova perspectiva. É abrir mão daquilo que você deseja modificar, e permitir-se experimentar. É se jogar em uma nova trajetória sem garantias.
O recomeço é necessário e natural. Basta observar como a própria natureza se comporta. A mudança de Estações, por exemplo, é um ciclo existente há milênios, mas que a cada ano se apresenta sob uma nova roupagem. Mesmo que o Verão, Outono, Inverno e Primavera se repitam, o modo como cada estação irá se desenvolver é completamente diferente.
Observando outros seres também verifica-se como a natureza flui. A borboleta é um ótimo exemplo. Ao abrir as asas pela primeira vez ela está marcando um recomeço, uma nova jornada. É marco que define o fim da sua trajetória como lagarta, passando pelo processo do casulo, e, finalmente, entrando em uma nova fase.
Como encarar o recomeço?
Recomeçar é uma grande aventura. Não se sabe o que virá a partir do novo ciclo. E, muitas vezes, o desconhecido causa medo nas pessoas. Afinal, será possível se adaptar a uma nova realidade? Será que os resultados serão bons? Não vale mais a pena continuar como estou?
Apesar de comum, esse medo do desconhecido deve ser deixado de lado. O recomeço é uma coisa boa nas nossas vidas. É por meio dele que podemos encarar novas jornadas ainda mais incríveis. Além disso, a mudança na rotina é um grande processo de autoconhecimento. Novas habilidades são descobertas, sem falar no exercício de coragem, superação e fé, extremamente importantes para o crescimento pessoal. Confira abaixo como encarar o recomeço de maneira mais plena:
- Tudo se renova
A vida, por si só, é uma constante renovação. O seu corpo se modifica a cada segundo. Células morrem e outras surgem, e é isso que faz o seu organismo funcionar. Além disso, a vida é um constante processo de evolução, no qual se aprende diariamente. Por isso tenha em mente que o recomeço não é algo a margem da sua vivência, mas, sim, um fator intrínseco a ela.
- As quedas também são importantes
Quando algo dá errado em nossos planos, a tendência é a frustração. Contudo, lembre-se de que até mesmo as quedas têm como objetivo nos ensinar algo. Não se deixe abalar quando as coisas não saírem como o planejado. Use essa oportunidade para rever tudo aquilo que vinha sendo feito até então. Transforme o que não serve mais e siga adiante.
- Aperfeiçoamento
As cobras trocam de pele constantemente. Quando a pele antiga se torna obsoleta ela é deixada para trás para dar o lugar para uma nova, mais forte e resistente. A nossa vida também funciona da mesma maneira. Muitas vezes, a rotina em que estamos inseridos não é mais suficiente, então precisamos deixá-la no passado e apostar em algo novo.
O aperfeiçoamento é essencial em nossas vidas. Não podemos nos acomodar e aceitar a estagnação. Como seres que evoluem o tempo todo, é muito importante aproveitar as renovações para melhorar aspectos do nosso Ser.
- Seja paciente
Recomeçar exige muita força interior e fé. Não pense que uma mudança acontece de um dia para o outro, ela leva tempo e precisa ser desenvolvida de forma gradual. Mesmos os acontecimentos inesperados acabam gerando consequências à longo prazo.
Tenha paciência para deixar que a vida tome o curso novamente. Independentemente do tipo de recomeço que você está tendo. Um novo emprego, o fim de um relacionamento, um parente próximo que partiu, a chegada de um filho. Toda a mudança tem o seu tempo.
- Acredite no universo
Não se trata de religiosidade, mas, sim, do curso natural das coisas. Quando algo muda, o universo se encarrega de normalizar e equilibrar tudo. É assim que a força universal trabalha. A maior prova disso é a mudança das estações. Mesmo após o inverno, a natureza e o universo se encarregam de fazer com que a vida volte a brotar, normalizando o curso das coisas.
Acreditar que o universo está conspirando a seu favor é uma excelente maneira de entender as mudanças que surgem na sua vida. Se algo que você almejava acaba não dando certo, é porque o universo está aguardando oportunidades e experiências muito melhores para o seu futuro.
- O que importa é a jornada, não o destino
Não importa sua raça, sexo, etnia ou religião, todos nós teremos o mesmo destino, o descanso eterno. Por conta disso, não é ele que importa, mas, sim a sua jornada. As experiências que você viveu, as pessoas que conheceu, os sentimentos que sentiu, é isso que verdadeiramente importa.
Portanto, é possível recomeçar qualquer coisa. Por mais desesperadora que a situação possa parecer, respire fundo e pense que aquilo não é o fim. Sempre haverá uma possibilidade de transformar o que não agrada e desfrutar do bem-estar.